gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Xis

Foto: Max Eluard/Gafieiras

Xis

parte 6/26

''Xis, que cabelo é esse?'', falou o Silvio Santos

Seabra Você tem uma relação bem consciente com a mídia como um todo, não?
Xis Eu consigo me entender, mas quando eu entrar no Gafieiras e ver o que foi escrito, vou falar, “Porra, ou entenderam o que eu falei ou não!”. Talvez eu leia e pense, “Porra, é isso mesmo, os caras entenderam”. Já vi muita merda ser escrita sobre o Xis. Não fico vendo coisa que eu faço. Tenho umas 40 fitas da Casa dos Artistasem casa que o meu pai gravou e até hoje não assisti nada.
Fernando – Você havia citado a Casa e eu quase deixei escapar a piada. Você falou que “Não sei se sou artista”, e eu pensei, “Porra, mas e a Casa dos Artistas?”. [risos]
Xis Não eram artistas, né?
Fernando A piada foi justamente essa, do ”artista” ter virado o que virou, né?
Xis É, tá entendendo? Eu não fico assistindo muito as coisas que eu faço. Por gostar mais de Internet, eu ainda dou uma fuçada nas entrevistas…
Seabra O curioso é que, quando você foi pra Casa, o pessoal bateu, “Pô, o cara está se vendendo”, mas você tem um discurso bastante consciente sobre a mídia e consegue dialogar com ela.
Xis As pessoas que eu admiro – Malcom X, Spike Lee, figuras da cultura negra – sempre dialogaram muito com a mídia, véio.
Fernando Usaram a mídia a favor deles.
Xis É lógico. Porque é a única maneira de você passar a informação pra muita gente, entendeu, véio? O site de vocês, agora, está sendo acessado. O meu (site) está sendo acessado. É uma maneira de comunicação. A gente, no rap, sempre reclamou disso, da falta de espaço na TV, da falta de espaço em jornal, nas fotografias… Nem tem como eu ficar brigando com isso e quando alguém me chamar eu não vou? Cê é louco, mano? Eu não sou louco, mano! Sabe o que é isso, do Silvio Santos ligar pra sua casa e falar assim, “Ô, cola aí!” Nunca, véio! A qualquer hora, se o Silvio Santos me ligar, “Chega aí!” Eu, “Vâmo aí! Qual é o esquema?”. [risos] Eu vou.
Tacioli Mas é nessa discussão que você faz questão de se preservar, né?
Xis Aí, é lógico, que acaba tendo umas coisas. O Silvio Santos me chamou? “Xis, vamos pra Casa dos Artistas?”
Almeida Mas foi ele mesmo que ligou?
Xis Não, ele é o dono, não foi ele que me ligou, mas mandou o…
Almeida Não, mas eu tenho a impressão que ele trata a empresa como se fosse uma padaria, o dono sempre ali. É ele quem vai tratar com o fornecedor e com o cliente, sabe?
Xis Ó véio [risos], é quase.
Seabra Eu ouvi várias histórias desse tipo…
Xis Com ele a gente fez duas reuniões que foram do caralho, tá ligado? Ó, faz de conta que ele é o Silvio Santos. Sentaram seis aqui e seis ali. A gente pá, fazendo o que quer, ali, esperando pra entrar na Casa no domingo. Imagina, o Brasil inteiro assistindo àquela porra e eu… [risos] [faz que está nervoso] Eu entrei no barato, assim… e porra, falei, “Nossa, agora…” Sabe quando você vê que vai pegar a sua vida e fazer assim? [faz como se estivesse girando um volante] Tá ligado? Aí eu tô ali, né, mano, será que essa porra vai rolar mesmo? Aí eu tô ali sentado, seis aí e seis ali, e me entra o Silvio Santos. Ele entrou. “E aí, tudo bom? Tudo bom?”… “Ô Xis, que cabelo é esse?” [risos] Mas nessa aí você vê que ele viu uma foto sua, que sabia seu nome, mas não sabia mais nada.
Monteiro Com quinze camadas de pancake no rosto, ele já tava pronto pra entrar no palco? [risos]
Xis É, acho que devia estar bem maquiado, tá ligado? [risos] Não fiquei prestando muita atenção nisso daí, não! Eu tento, com esses caras, não ficar olhando muito, não. Tento direcionar minha cabeça pra outro lugar. Mas aí chegou, trocou uma idéia, “Ó gente, vai ser fácil pra caramba, é isso, isso e isso. Vou chamar vocês, vou trocar idéia. Terão outros artistas que eu vou querer fazer um clima e que não vão entrar. Então, vai ter o Lafond [n.e. Ator carioca que protagonizou o personagem Vera Verão, Jorge Lafond morreu no dia 11 de janeiro de 2003, aos 50 anos de idade], vai ter um que vocês conhecem e outro que vocês vão conhecer. Vou chamar vocês e aí vou fazer uma brincadeira. Somente depois é que vocês vão pra casa. Boa sorte! Qualquer problema a gente está à disposição.” No Show do milhão ele chegou ali na hora, “Gente, tô louco pra ir embora! [risos] Vamos tentar matar esse negócio aí rapidinho que eu quero ir pra casa fazer tal e tal coisa”. E falou isso, ali no Show do milhão, véio! [gargalhadas gafieirísticas] Entendeu? E aí qual que é a minha relação? É foda porque o Silvio Santos nunca ia imaginar que um moleque iria dispensar 80, 100 mil, ou até a vontade de ganhar aqueles 500 ali. Acho que ele nem deu aqueles 500 ali, viu? Acho que o Silvio Santos não ia dar quinhentos mil pra ninguém, viu, véio? Deve ter dado uns duzentos. Cem pro Rafael, cem pra Vanusa. A porta está aberta e fica na boa. Porra… [gargalhadas do Gafieiras; Xis permanece sério]
Monteiro – Caso contrário, não apareça mais na minha televisão!
Xis – Porra, imaginem a Vanuza com cem… O Rafael… Quando é que o Rafael vai ganhar cem com qualquer coisa? Não vai ganhar mais cem, nunca, mano! Desculpa, artisticamente acho que não. Acho difícil, hein? [gargalhadas] E no Show do milhão eu estava me divertindo pra caralho. Aquilo é trash pra caralho. Adoro o Show do milhão. Adoro essas coisas trash. E aquilo é trash pra caralho, véio! E eu fui zoando. Poderia ganhar o maior dinheiro ali. E ele sacou, o Silvio Santos ganhou a minha, “Esse moleque não tá ligando muito pra esses baratos”. Porra, eu sei fazer conta. Oitenta mil é um carro, véio! A gente vai sair daqui e vai ter vários carros de oitenta mil, mano!
Tacioli É um belo carro.
Xis É um belo carro, mas é um carro. É só um carro, véio! Eu comprei um apartamento de sessenta mil e estou feliz da vida. Eu adoro! Cada vez que eu entro no apartamento, ponho um quadrozinho, ponho um adesivo.

Tags
Hip hop
Rap
Xis
de 26