gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Xis

Foto: Max Eluard/Gafieiras

Xis

parte 23/26

A gente assiste a Globo por vício

Max Eluard  E a pirataria, Xis?
Xis  Ah, mano, eu não gosto, não.
Fernando de Almeida  Por outro lado custar 30 reais…
Xis  Pois é, e os caras dizem que é porque vende pouco…
Fernando de Almeida  Mas se custasse 10 paus, será que não venderia muito mais e eles ganhariam mais?
Xis  É. Pô, briguei tanto por causa do meu CD, mano. Sentei à mesa, não falei palavrão na reunião, não fumei maconha antes. Cheguei na reunião pra saber a quanto ia chegar no atacado. Pô, dá pra chegar a 8, 9 reais? “Ô Xis, pra chegar a isso, você tem que abaixar seus royalites”. “É mesmo? Eu abaixo. Vamos doar os royalties, vamos fazer o quê com essa porra dos royalties?” Meu disco estava 16 reais no atacado! No atacado!
Fernando de Almeida  Porra, o cara ia ter que vender por quanto? No mínimo a 25.
Xis  Sabe quando um cara vende um CD de rap a 20 reais? Nunca! Chegou na Galeria a 25, porra! O Seja como for eu coloquei inteirinho na Internet pra MP3. Se eu lançar o próximo sozinho, eu o coloco inteirinho pra MP3, também. Ganhei o VMB por causa disso. Era a música que mais tinha download num site chamado MP3 Club.
Max Eluard  Pirataria parece coisa de Robin Hood, mas tem outro filho-da-puta que está ganhando.
Xis  É! Sempre tem um. Mesmo meu disco. Eu não confio na Sonopress, não confio. Se daqui a dois, três anos eu pegar um advogado pra passar um ano atrás de papel e for na fábrica da Sonopress, tenho certeza que as notas não vão bater. Tenho certeza absoluta. Os caras da Sonopress são amigos de todos os presidentes das gravadoras, véio! Quem é que vai garantir? Vamos fazer os lotes? Trombei com o Lobão no Rio. A gente ficava jogando futebol de botão. Eu, o Lobão e o Plínio (imita o Lobão arrumando o cabelo). Ficávamos jogando botão e falando da numeração (de CDs) e… gol! O filho-da-puta joga botão pra caralho! [risos] Ele segura (a palheta) de um jeito, mano. Ele joga pra caralho e sua mulher fica policiando pra ele não ser roubado. E ele ganha. Não perdeu um jogo, véio. E só falando da numeração. Mas acho que não vai adiantar. Escutei um maluco dizer que hoje você não vende mais o CD, você vende a personalidade, o que a pessoa é.
Fernando de Almeida  Daí tantas mocinhas gostosas.
Xis  É. Sei que vivo dessa porra, mas libera tudo na Internet, meu!
Tacioli  Você tem uma boa relação com a Internet?
Xis  Espero me dedicar mais, porque conheço muitos sites da hora. Eu aprendo muito com a Internet.
Fernando de Almeida  Esse lance do MP3 é revolucionário!
Xis  Lógico, véio. A parada de ler livro é foda, mas a Internet é mais foda ainda. Na Internet você não tem limite. E outra, tem aquela parada mais chata no rap, “Ah, por que você foi na Globo?”. Eu falo, “Caralho, seu filha-da-puta, você acha que o moleque lá na Restinga tem TV a cabo? Você acha que ele está vendo a CNN?” O cara tem dois canais que pegam bem, a Globo e o SBT, mano. Pra você chegar nesse cara, por onde você vai? Pela Globo. Agora, a gente aqui vai na Globo por vício, domingão a gente vai lá e puf! Na Internet, não. Só entrei no Globo.com pra ver notícias do Rio, porque a busca de notícias deles é mais fácil.

Tags
Hip hop
Rap
Xis
de 26