gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Xis

Foto: Max Eluard/Gafieiras

Xis

parte 1/26

Já pensou em estudar Jacinto Silva?

Ricardo Tacioli  Quando você marcou a entrevista no Ibirapuera, falamos “do caralho!”.
Max Eluard – Entrevista ao ar livre.
Xis – Pensei a mesma coisa, sentar em algum lugar por aí, mas com a chuva…
Max Eluard – Foi o que o Serjão falou, “Marcar alguma coisa ao ar livre às seis da tarde, no verão… Só a gente!”. É chuva!
Xis  É foda, e em São Paulo ainda…
Tacioli  Pois é, trouxemos até um tapete para forrar a grama. [risos]
Max Eluard  A cesta de piquenique. [risos]
Xis  Eu ia trazer as formigas. [risos] Uma vez fiz piquenique aqui com a minha mulher. Ela trouxe uma pá de coisas. “Pô, cê não trouxe nada?” “Ah, umas formigas!” [risos]
Max Eluard  Xis, você gosta de São Paulo?
Xis – Pô, véio, eu gosto de São Paulo, mas pra mim é foda. Nasci em São Paulo. Meu pai é paulista, minha mãe é mineira de Uberlândia. Eu até puxo pra caralho os “porrrrta”. Meu avô era baiano. Eu adoraria ter nascido lá. Mas sou diferente dos moleques da minha área porque conheci o país inteiro, tá ligado, véio? Eu adoro São Paulo, assim, entendeu, mas, pô, tem uns lugares no Rio que eu gosto pra caralho, tem lugares em Salvador que eu gosto pra caralho. Tem lugares em Porto Alegre que eu vou e me sinto bem pra caralho. Na verdade, em São Paulo tem uns picos como o Ibirapuera. “Pô, onde vamos fazer a entrevista?” Eu falei, “Caralho, em que lugar eu gostaria de fazer?” É foda ir pra minha casa e sentar ali embaixo. “Pô, quero ir ao Ibirapuera. Vamos marcar no Ibirapuera, tá ligado? Porra, será que eu consigo chegar? Será que não vou atrasar?” Gosto de São Paulo, mas São Paulo é muito grande. Conheci São Paulo bem pra caralho, principalmente depois de 1997, quando fiz shows com o Dentinho. Saí do DMN em 97 e a gente gravou “De esquina”. Ela estourou na 105 [n.e. Referência à Rádio 105 FM], mais pro público do rap. Rodei São Paulo inteirinha, desde cidades do interior – Jundiaí, ali pro meio, Itupeva –, até o fundão da zona sul, da zona leste, Ermelino, Itaquera, Taboão, Parque Pinheiros. Fomos fazer shows pequenos em tudo que é lugar. Porra, gosto de São Paulo pra caralho, mas não sei se vou querer morar aqui daqui a dez anos, tá ligado?
Max Eluard Criar os filhos…
Xis – Tenho dois filhos, mano. Tenho um molequinho que tem 50 dias e uma menina no sul, em Tubarão, que tem um ano e cinco meses, tá ligado? Porra, tenho meus 30 anos agora e, quem sabe, daqui a uns oito anos eu consiga um lugar calmo para estar com os dois moleques, tá ligado?
Tacioli E que lugar você imagina?
Xis – Ah, tem vários, viu, véio? O interior de São Paulo, até Cuba, sabe assim? Deixar o moleque crescer e estudar lá. Não sei, do interior de São Paulo para o Nordeste, tá ligado? Sinto falta pra caralho de terra. São Paulo é muito urbano.
Daniel Almeida Mas isso é uma referência sua por ter tido contato com a terra na infância?
Xis Não, é um lance de sentir falta, mesmo, tá ligado? De querer andar de chinelo.
Almeida Botar o pé na terra, mesmo?
Xis – É, de ter um lugar pra andar de chinelo, nem tanto praia, de barro, mesmo… Sou um cara que sempre viveu dentro de apartamento. Isso é foda, viver dentro de apartamento, viver dentro de escritório!
Max Eluard É engraçada essa necessidade da terra, que parece não combinar com o rap, que é um troço tão urbano, tão marcado pela urbanidade.
Xis Porra, o rap no Brasil veio muito com aquela parada de americano, que é a parada urbana, tá ligado? Mas já aconteceu muita coisa bacana, que não foi urbana.
Fernando de Almeida É, do repente.
Xis É, também. Jacinto Silva, tá ligado? Já pensou em estudar Jacinto Silva [n.e. Pioneiro compositor alagoano radicado em Caruaru, PE, morto em fevereiro de 2001], estudar os baratos do repente, mesmo? Isso seria do caralho, principalmente pra gente, acho que teria mais a ver, tá ligado? Mas teve muita coisa assim, parada de rap americano pra rap no Brasil, umas coisas bacanas que aconteceram. Arrested Development, algumas bandas que não fizeram sucesso e que eu não vou lembrar o nome, mas que eram do interior de lá, do Texas, do caralho a quatro, que faziam um barato que era mais rural assim, tá ligado? Eu não sei se aqui dá pra fazer isso e também não é a minha idéia.

Tags
Hip hop
Rap
Xis
de 26