gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Sivuca

Sivuca-940

Sivuca

parte 1/19

Se eu não estudasse música, seria sapateiro

Sivuca – (…) num dia de Santo Antônio, era 13 de junho de 1939, quando meu pai trouxe pra meu irmão uma sanfona de 2 baixos, um pote cheio de mangaba e um filhote de gato no bolso do casaco. Era uma terça-feira. Aí eu comecei a tocar e não larguei mais.
Ricardo Tacioli – O senhor lembra da primeira melodia, a primeira música que tocou?
Sivuca – A primeira música foi “Jardineira” na sanfoninha de dois baixos.
Tacioli – E como era a família do senhor?
Sivuca – Era tudo família de lavrador, e meu pai era um artesão primitivo, que curtia couro e fazia esse material pra sela, essa coisa toda, lá no interior. E cultivava… Tinha outra terrinha que ele plantava milho, mandioca, tudo. Meus irmãos eram todos sapateiros e eu, se não estudasse música, ia ser fatalmente sapateiro também.
Daniel Almeida – E a música veio por onde Sivuca?
Sivuca – Eu não sei. Mas sei que veio firme, porque minha vocação foi mais forte do que toda e qualquer tendência. Quero dizer, a música veio pra ficar em mim, pronto. Isso foi muito interessante.
Tacioli – Alguém tocava instrumento em sua casa?
Sivuca – Não, ninguém, eu fui o único. Eu tinha um irmão mais velho que tocava um pouquinho, mas dois anos depois ele disse que não queria tocar mais, não.
Tacioli – Ele tocava o quê?
Sivuca – Sanfona.
Tacioli – E o que o senhor ouvia em casa?
Sivuca – Nada.
Tacioli – Não se ouvia nada?
Sivuca – Não, porque não havia eletricidade, não havia nada. Ouvia as pessoas tocando violão, alguns sanfoneiros itinerantes que passavam, essa coisa toda. E quando ia à cidade escutava a banda local, banda de música, e era só.
Tacioli – E além de músicas, que sons de Itabaiana o senhor lembra?
Sivuca – Só a igreja, as moças cantando, uma senhora tocando um harmônio, e muito primitivamente eu já sentia que faltava alguma coisa ali que eu não sabia explicar o que era.
Tacioli – E hoje, depois de tanto tempo, o senhor sabe o que faltava ali?
Sivuca – Ah, sim, faltava informação somente.

Tags
Música instrumental
Sivuca
de 19