gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Palavra Cantada

Palavra Cantada. Foto: Max Eluard/Gafieiras

Palavra Cantada

parte 25/27

As crianças gostam de repetir as coisas do mundo delas

Gafieiras – Agora, vocês entendem bastante deste mundo da criança. Isso é decorrência do trabalho ou vocês tentam aprender essa psicologia da criança de outras maneiras?
Paulo – Você diz de estudar, por exemplo?
Gafieiras – É, ou de outras fontes pra alimentar esse conhecimento. Ele é todo empírico?
Paulo – Pra mim é mais da experiência mesmo.
Sandra – O trabalho de conhecimento de música pra criança vem da proximidade que eu tenho comigo. Quanto mais próxima de mim estou, mais perto das crianças estou. Não estou dizendo que sou uma pessoa pura, mas é essa presença… Se você está próximo de uma criança, você vai responder a ela com uma verdade, você vai ser honesta. O meu aprendizado é esse. O aprendizado é sempre voltar e voltar.
Gafieiras – E a criança quer saber do mundo adulto, quer saber o que acontece.
Paulo – Mas elas gostam de repetir as coisas do mundo delas. A criança tem muito esse negócio de ficar persistindo numa mesma coisa, de ouvir muitas vezes a mesma música, não querer saber de outra música, e somente daquela. Tem muito comportamento repetitivo de ações. Às vezes, não gosta que mude a rotina. Tem criança que odeia mudar a rotina. Eu não acho isso ruim. Às vezes, é importante você perseverar numa coisa… Você ficar escutando a mesma música todo dia, aquela música do “O rato”, do clipe da Cultura, tem alguma coisa se formando ali que precisa ser respeitada. E é própria do ser humano, de todas as culturas, essa repetição. Todos os rituais têm coisas muito repetitivas.

Tags
Grupo Rumo
Música infantil
Música para crianças
de 27