gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Luiz Melodia

Luiz Melodia por Dafne Sampaio/Gafieiras

Luiz Melodia

parte 15/25

Coletânea é uma desgraça!

Tacioli  Luiz, você estava falando da reação que você tem com o sucesso. A partir do momento em que você gravou, teve suas músicas gravadas e teve um reconhecimento público, me parece que você tinha um certo medo do sucesso. Esse conflito em ser uma pessoa pública existia mesmo? Parece-me que você foi para a Bahia.
Melodia  É o lance do sucesso, porque nunca tive uma segurança de um empresário que me acompanhasse, aquele cara que faz uma coisa legal, o Guilherme Araújo. Então, era uma coisa meio…, talvez até hoje, sabia? Essa coisa me assustava muito. Eu me lembro que em 80 viajei a Salvador quando estourou aquela música “Juventude transviada”. Saí, fiquei realmente assustado. Eu não tinha ninguém. O Guilherme Araújo não estava comigo.
Sampaio  Era tema de novela.
Melodia  Tema de novela. Eu, sozinho. Aquele babaca… “Melodia está sumido!” Como é o nome daquele bêbado, como é? Escrevia umas coisas absurdas, não sabia nem o que estava acontecendo comigo, nada. É o Bôscoli! Escrevia besteiras no jornal. Foi quando viajei a Salvador, Bahia. E foi quando fiquei lá um tempo.
Max Eluard  Fugiu mesmo?
Melodia  Saí batido. Fugi, em termos. Fui para um lugar onde eu estava bem acomodado com a Jane. Eu a conheci novinha, linda, maravilhosa, morenão, um cabelão. É ruim de não ficar lá! [risos] Foi quando escrevi todo o Mico de circo, um LP meu. Cheguei ao Rio e o concluí. Foi quando homenageei toda a bandidagem do Morro do São Carlos, de Mineirinho a Mico Sul, e acabou entrando Angela Maria, Jamelão. Eu queria somente homenagear a bandidagem, mas acabaram indo todos os bandidos. Foi toda a marginalidade. Inclusive, coloquei “Tributo a…”, aí comecei a escrever “Fulano de tal”, “Fulano de tal”, Cara de Cavalo. Tinha umas senhoras que me viram miudinho no Morro do São Carlos, e aí também pus o nome, Dona Moca, Dona Eurídice. Sabe, saí botando o nome de várias senhoras que moravam no morro. E com esse Mico de circo, “fugi” e voltei à liberdade. Estava liberto quando me encontrei com a Banda Black Rio. Chamei o Oberdan [n.e. Flautista e saxofonista, o maestro Oberdan Magalhães comandou a Banda Black Rio em três discos, Maria Fumaça, Gafieiras universal eSaci Pererê. A banda se desfez logo após sua morte, em 1984]. “É o seguinte: o disco já está em cima, é isso que eu quero.” Entramos no estúdio. Chamei o João Donato, que fez os arranjos também. Quem mais escreveu na época para mim? Perinho Santana.
Sampaio  Saiu por onde?
Tacioli  Som Livre.
Melodia  É um disco legal pra caramba.
Tacioli  Está fora de catálogo?
Sampaio  Maravilhas contemporâneas voltou, né?
Tacioli  Saiu em CD, mas não sei se continua.
Melodia  Mas você encontra nessas coletâneas. Coletânea é uma desgraça.
Sampaio  Mas o Maravilhas saiu o álbum mesmo.
Melodia  O CD?
Almeida  É, o CD.
Melodia  O Nós, por exemplo, que é da Warner, não saiu. O único CD meu que não saiu. Fizeram uma coletânea que tem todas as músicas do Nós. Foi o único em CD que não foi apresentado na praça.
Almeida  Luiz, você tem algum controle sobre as suas músicas que entram em coletânea?
Melodia  Pô, acho que todos queriam. Tim Maia queria… [risos]
Almeida  Eu li…
Melodia  Tim Maia foi um dos caras que…
Sampaio  Que mais fizeram coletâneas…
Melodia  Não, quero dizer, o Tim Maia foi uma das pessoas que mais pensavam nessa coisa de numeração. Tanto que ele começou a gravar o disco pela Vitória Régia [n.e. O selo Vitória Régia Discos], mas não dava certo.
Sampaio  Disco numerado.
Melodia  Só que não dava certo. Não conseguia. Aquela loucura dele. Ele mesmo levava os discos para vender. Mas, porra, acabava dando…
Tacioli  Agora é o Lobão quem está à frente.
Melodia  Mas não sei como é que está rolando, não. Às vezes, encontro com ele, mas não sei se está vencendo, não. Embora, eu ache que é uma solução legal. Você tem mais precisão que quanto está vendendo.
Almeida  Rola sempre uma dúvida entre o que se vende e o quanto se fala que se vendeu?
Melodia  A dúvida é, principalmente, do compositor, o cara que escreve. É uma dúvida imensa. [ri] É um grilo! [Silêncio. Olha para o lado e posa para Dafne Sampaio] Perdeu!
Sampaio  Não perdi, não! [risos]

Tags
Luiz Melodia
de 25