gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Hélio Ziskind

HelioZiskind_940

Hélio Ziskind

parte 10/25

A Adriana pensou um CD pra criança de uma forma livre

Tacioli – Hélio, você falou que gostaria de estar lá na colina juntos com os caras. Que são esses caras?
Hélio – Não, basta estar incluído na MPB. Eu queria estar sob esse guarda-chuva. Então, só espero que essa coisa do infantil não me impeça…, quero dizer, há vários compositores na música brasileira que trabalharam bastante com músicas pra criança e não ficaram restritos a isso, como o próprio João de Barro, Vinicius, o Chico. Todos eles fizeram música pra crianças.
Diego – Arca de Noé.
Hélio – É, então tem muita coisa. O meu caminho está sendo um pouco diferente, não vou largar essa coisa do infantil, mas tenho no meu horizonte aproximar os repertórios – Noel Rosa, Lamartine, as marchinhas de carnaval, e trazendo isso pra os shows com as crianças, fazendo essa ponte pra dentro da MPB, por dentro do trabalho infantil. Então vamos ver até onde vamos chegar com isso, né?
Dafne – Você falando de autores que se colocam no universo infantil, lembrei do CD que saiu da Adriana Calcanhotto [n.e. O disco Adriana Partimpim, BMG]. Não são músicas infantis, mas músicas para crianças… seria isso?
Hélio – Exatamente. Ela fez com muita liberdade. Vi ela ontem falando na TV. Ela se sentiu bem com o heterônimo, que resolveu um problema pra ela. Ela pode fazer outros com esse nome também. Pra mim não vai ser o caso. É o contrário, até. Mas achei interessante a escolha do repertório, o jeito livre como ela pensou um disco pra criança.
Tacioli – Você chegou a ouvi-lo?
Hélio – Bastante, achei legal.
Tacioli – Você acha que ela consegue ter essa comunicação com o público?
Hélio – Acho que sim.
Tacioli – Porque eu também não ouvi e fiquei…
Dafne – Eu não tinha escutado a música do Arnaldo Antunes que ela gravou, que é do disco novo dele. E aí ouvi pela primeira vez, acho que foi no Altas Horas, e me pareceu isso mesmo, sabe, com algumas coisas suas, músicas que são músicas e que têm um acesso direto com o infantil.
Hélio – É.
Dafne – O Arnaldo participou também do Rá-ti-bum ou do Castelo, né?
Hélio – Ele fez “Uma mão lava a outra”, que é do Castelo.

Tags
Hélio Ziskind
Música infantil
Música para crianças
de 25