gafieiras

gafieiras

Entrevistas de música brasileira

Fernando Faro

FernandoFaro-940

Fernando Faro

parte 0/15

O silêncio vem de Laranjeiras

A voz, densa e repleta de pausas, fôlegos e lembranças, corria. Driblava o foco do abajur, flertava com a mesa forrada de lanches e biscoitos de polvilho, e dialogava com o alto-falante de Laranjeiras. Cravado no sofá, com o corpo fixo e com os olhos libertos e ligeiros, seu dono, Fernando Faro.

Ali, no silêncio demarcado pelo pentagrama do interlocutor, tentei reconstruir a primeira imagem que tive do criador de Móbile, MPB Especial e Ensaio. Percebi que dela restava pouco. Sobrava imprecisão. Uma sala de aula, um televisor, um videocassete e um toca-discos. Pelas calçadas estreitas da universidade, um homem ainda caminhava com uma sacola plástica. Nela, sua história.

Num dos quartos da casa de muro rosa, os protagonistas da trama de Glória Perez justificavam sua existência. Em outro cômodo, os quatro entrevistadores e Fernando Faro, o Baixo. Tentei, mais uma vez, buscar aquela imagem perdida, a fotografia do meu primeiro encontro com o produtor do tropicalista Divino, maravilhoso.

Nessa instantânea viagem, encontrei-me com Aracy de Almeida, Mário Lago, Elis Regina, Cascatinha & Inhana, Tonico & Tinoco, Adoniran e Os Novos Baianos. Surpreendi-me com um exemplar do jornal universitário O Leopoldo. Em suas páginas, uma entrevista sem perguntas com o homem da sacola plástica. E, mais uma vez, naquela sala de aula, testemunhei as lágrimas de Fernando Faro por rever Vinicius. Mas a primeira imagem, não encontrei.

As pausas que antecediam suas respostas aumentavam. Em close, os olhares, os sorrisos e os monossílabos preenchiam as atenções dos entrevistadores. Recolhemos o único microfone. Levantamo-nos. Como crianças, fechamos os detalhes do próximo encontro. O novato Gafieiras Futebol Clube fora intimado pelo capitão do Ensaio, e como amantes do esporte bretão, brindamos o compromisso futuro. Mas aquela imagem…

Depois dos 102 minutos de entrevista, selamos a despedida. Em pé, empolgado com o desafio aceito, o homem que carregava LPs e fitas de seus programas na sacola de plástico abraçou a todos. Sorriu. Percebi, então, que aquela imagem primária não tinha mais importância.

Tags
Fernando Faro
Programa Ensaio
de 15